Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Período de Adaptação

É importante destacar o período de adaptação, pois sabemos que o humano ´eum ser adaptável, porém existem processos para que isso ocorra. Os trabalhos desenvolvidos com as crianças e adolescentes da Associação Amigos da Criança, são de duas horas. Todo ele é permeado pela integração e interação uns com os outros. Na relação grupal, a qualidade do vínculo começa no período de adaptação, pois é, com essa base que percorreremos todas as ações pedagógicas, pscicopedagógicas, psicológicas, artísticas, corporais, etc. Trabalhamos com grupos heterogêneos em que o diferente é constante, fator imprescindível ao processo de adaptação dessas crianças e adolescentes.
  • Acolher bem as crianças, com afetividade e respeito (chamá-las pelo nome, não utilizar apelidos, importante o uso de crachás, das atenção sobre o que elas têm a dizer;
  • Ter ciência de que enquanto a criança e o adolescente estiverem na Associação Amigos da Criança a responsabilidade será de todos os envolvidos no projeto.
  • Atender as angústias, ansiedades e expectativas dos familiares, de maneira segura;
  • Estabelecer vínculo de confiança e afeto com as crianças e adolescentes, transmitindo a importância d estarem participando do PROJETO "APRENDER BRINCANDO" e de todos os outros mantidos e desenvolvidos pela Associação Amigos da Criança.
  • Respeitar costumes individuais, culturas diferentes, em se tratando de deficientes com síndromes, respeitar manias e tiques nervosos, interagindo sempre de maneira acolhedora;
  • Preservar e cuidar dos ambientes, para receber as crianças e adolescentes;
  • Criar espaço diferenciado para a primeira semana das atividades;
  • Aaprsentar o espaço Amigos da Criança, todas suas dependências e material. Em roda de conversa, fazer apresentações, ouvir cada um sobre o que ele deseja falr de si e do grupo que agora ele faz parte, apresentar a rotina das atividades, apresentar um conto para descontração e integração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário